Com o apoio do Construtivo, empresa inova seu gerenciamento de projetos de urbanização em favelas ao desenvolver nova metodologia.
Download de Case de Sucesso
Com o apoio do Construtivo, empresa inova seu gerenciamento de projetos de urbanização em favelas ao desenvolver nova metodologia.
Download de Case de Sucesso
A Sondotécnica, empresa líder em consultoria de engenharia no Brasil com mais de 3 mil projetos executados e 400 clientes atendidos, precisava de apoio para realizar a metodologia para o escaneamento e a captura de imagens de projeto de gerenciamento em BIM no Brasil voltado à reurbanização de grandes favelas localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo.
O projeto envolveu o estudo para a recuperação do ambiente urbano a partir da remoção das moradias de risco, como as construídas em área de córrego, por exemplo, sem esgotamento sanitário, abastecimento de água adequado e iluminação, propondo a retirada ou realocação dos moradores para lugares seguros.
Um importante desafio da empresa era fazer o levantamento das moradias indicadas pelo projeto a serem removidas e cumprir o prazo de cadastramento físico com maior agilidade e precisão, considerando a dificuldade de acesso às vielas e às casas que se encontravam sob os córregos. Com base na avaliação, um relatório é realizado para o cálculo do valor indenizatório às famílias.
Para atender essas exigências, a empresa firmou parceria com o Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em engenharia, que disponibilizou as soluções de escaneamento e medição da Leica Geosystems.
Foram utilizados o escâner Leica BLK To Go, que tornou o reconhecimento dos locais muito mais dinâmico, já que esse recurso disponibiliza informações completas sobre o ambiente e facilita o relatório para a avaliação das moradias, além do medidor a laser Leica Disto D2, que auxilia no cálculo e no reconhecimento de obras já realizadas nas casas para o ressarcimento às famílias.
O uso dos equipamentos da Leica e o apoio da equipe técnica do Construtivo para o escaneamento e a captura das imagens permitiram o reconhecimento dos locais de forma muito mais dinâmica, trazendo um padrão inovador de serviços para a digitalização da engenharia.
Com o escâner foi possível obter informações completas sobre o ambiente, o que facilitou o relatório para a avaliação das moradias, processo que se fosse feito manualmente seria complexo devido ao volume de casas mapeadas.
Já o medidor a laser eliminou a necessidade de a equipe de campo ter que voltar aos escritórios para criar as plantas do projeto baseadas nos cálculos manuais. Com este recurso, todo o processo foi agilizado.