Soluções > Soluções BIM
Soluções BIM
O BIM (Modelagem da Informação da Construção) pode ser entendido como um conjunto de processos que visam, de forma colaborativa, a captura, a criação e a gestão de informações de uma construção ao longo do seu ciclo de vida, suportados por tecnologias específicas. Esses processos trazem grandes benefícios e auxiliam o alcance de produtos de maior qualidade e de menor custo e, portanto, de produtos mais atrativos.
Entrar no mundo BIM exige mudanças significativas em relação às práticas tradicionais, é necessário considerar a inovação, tê-la como estratégia competitiva. O Construtivo está preparado para apoiar seus clientes em sua jornada do BIM.

O Construtivo é membro Platinum do BIM Fórum Brasil.

Transformação Digital acontece quando o negócio é impactado: o foco do Construtivo é ajudar os clientes a usarem a tecnologia como elemento de transformação digital.
Entenda o que as soluções BIM oferecem para o seu projeto e as necessidades que elas atendem

A implantação do BIM é uma jornada. É muito importante se ter uma estratégia que esteja alinhada com o negócio para que esta implantação promova a transformação digital na empresa. Serviço de consultoria para disseminação de conhecimento e apoio na definição estratégica e roadmap da empresa em relação ao tema BIM.
Como faço para viabilizar o investimento em BIM?
A equipe do Construtivo tem como objetivo ajudar a visualizar e tangibilizar o caminho e resultados do BIM, apoiando na definição da estratégia, pontuando os fatos e dificuldades reais baseados na experiência e trazendo novidades e tecnologias que podem ajudar, sempre com visão de negócio.

Para que o BIM não seja apenas modelar em 3D, é chave ter a informação fluindo ao longo de todo o processo, do planejamento à operação, sem silos e obstruções. As famílias são elementos vitais para muitos processos como orçamento e simulações, a sua gestão e governança não pode ficar baseada em manipulação de modelos template. A integração dos modelos com base de dados é fundamental para demais processos como compras e manutenção, assim como para integrar a área de produtos com projetos.
Com o BIM convergindo as informações ao modelo, como ter mais governança, rastreabilidade e segurança nos processos?
A implantação de um CDE é crucial para este tema, ela pode ser realizada de forma escalonada, iniciando com a gestão de famílias, passando pela integração produto/projeto e culminando com a plena integração com ERP. O CDE permite a utilização de todas as informações coletadas durante a obra para a operação do ativo, resultando melhor desempenho e menores custos.

As nuvens de pontos podem agregar muito valor aos processos BIM. É possível utilizá-las para o registro de avanço da obra, dentro do conceito de escaneamento progressivo, até como base para análise de qualidade de processos construtivos: planicidade e caimento de lajes, excentricidade de shafts e acompanhamento de nivelamento de fachada.
Como usar as nuvens de ponto de forma diferente, ter um diferencial competitivo através delas?
Hoje em dia, nuvem de pontos é uma commodity, simples de se obter ou contratar. Há no entanto dois caminhos para tirar mais proveito delas: as aplicações de análise, que manipulam e extraem informações como planicidade, dimensões, seções e volumes, e o escaneamento progressivo, registrando e comparando as nuvens de forma progressiva como um acompanhamento da obra.

Uma das principais mudanças com a adoção do processo BIM é a execução da fase de compatibilização antes da fase de documentação, assim é fundamental ter um processo de gestão de análises críticas (issues) bem robusto e integrado. Associado a este processo está a necessidade de gerir a entrega e versionamento de modelos e, posteriormente, da documentação gerada.
Qual diferencial posso obter na atividade de coordenação em BIM?
O principal foco das ofertas do Construtivo está na visão de processo, a integração nativa com BI, as possibilidades de classificação da issue em função de diferentes critérios, forte controle de prazos e SLAs, assim como integração destas issues com questões contratuais. Há também uma questão de produtividade, associada a integração com softwares de autoria e exclusivo visualizador que faz a federação dos modelos de forma nativa, a integração de arquivos 2D aos modelos 3D é outro diferencial.

A aplicação do BIM na obra vai muito além do acompanhamento 4D/5D. Uma das aplicações de maior impacto é a substituição de parte dos trabalhos de topografia, assim como introdução de novos fluxos através de estações robóticas que se comunicam diretamente como modelo BIM. Não há razão para continuar usando topografia da forma tradicional uma vez que se tem os modelos BIM disponíveis na obra.
Como reduzir custos e riscos com BIM na obra?
Quanto mais se utilizar o modelo BIM na obra melhor, mais benefícios aparecerão. A materialização das informações na fase de locação e no controle de qualidade é automática com as estações robóticas, assim como os dados captados vão direto para o modelo. O custo da equipe é muito menor, pois além de não demandar especialistas, topógrafos, pode ser executado apenas com uma pessoa.
O que dizem quem contratou a Integração para o BIM Construtivo


