SGS Enger e Construtivo ampliam parceria unindo engenharia e TI

Case
Empresa global de gerenciamento, supervisão e fiscalização de empreendimentos utiliza o conhecimento da consultoria de TI voltada para o setor de engenharia em prol de melhores propostas para atender aos editais no mercado

A SGS Enger, empresa de origem suíça presente em 142 países, mantém uma forte atuação no Brasil na área de gerenciamento, supervisão e fiscalização de grandes empreendimentos. Em cada concorrência que a companhia participa através de editais públicos, a SGS Enger passou a perceber que a proposta técnica exige a utilização de um sistema de gestão de obras informatizado.

De olho nessa preocupação sobre como referendar a elaboração das ações de planejamento, monitoramento e controle pertinentes ao gerenciamento de obras/empreendimentos, a SGS Enger saiu à frente e buscou o apoio de uma consultoria de TI especializada no setor de engenharia para unir esforços e ampliar a sua capacidade de atendimento aos requisitos dos editais que participa. A escolha feita pela gerenciadora foi pelo Construtivo, companhia especializada em sistemas na nuvem para a gestão de projetos e processos no segmento de engenharia.

“Queremos unir nossa capacidade técnica de gerenciamento aos conhecimentos sistêmicos que o Construtivo detém no mercado em que atuamos. Essa parceria cria um novo modelo de relacionamento entre as empresas de engenharia e as consultorias de TI, pois a soma de experiências leva ao cliente uma oferta diferenciada a partir das melhores práticas trazidas por ambas as companhias”, comenta Luis Savazoni, consultor técnico da SGS Enger.

A colaboração dada pelo Construtivo começa no desenvolvimento da proposta técnica. A partir das exigências de escopo descritas nos editais de como deve ser o gerenciamento e, especificamente os dispositivos de planejamento e controle no decorrer do desenvolvimento dos empreendimentos, a equipe de consultores modela a proposta técnica de TI utilizando como base sua solução, o Colaborativo, ferramenta de gestão de documentos na nuvem, junto à equipe da SGS Enger.

Esse modelo garante aos clientes da gerenciadora a confiabilidade da execução daquilo que está sendo proposto. “Temos surpreendido os clientes com este modelo, como foi o caso de um grande edital no setor de saneamento que ganhamos. Além de apresentarmos uma proposta personalizada de gestão utilizando o sistema Colaborativo, este suporte de TI dado pelo Construtivo nos favorece com a performance da execução de nosso trabalho nas obras. Ao informatizarmos o processo, aprimoramos o nível de informação, permitindo que as pessoas passem mais tempo executando as demandas nas obras”, explica Savazoni.

Segundo Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo, o setor de engenharia tem como tradição montar consórcios para que haja a união de competências de diferentes empresas para atender aos requisitos de um edital para poder entrar em uma concorrência. “Sendo assim, porque não uma empresa de TI também ser convocada para atuar no consórcio? É uma mudança de paradigma, mas que traz um fator fundamental para o sucesso de um projeto, que é ter um sistema de TI para apoiar no gerenciamento de qualquer plano que precisa ser executado, porém, com o diferencial de ter esse modelo arquitetado desde a criação da proposta”, afirma Granadeiro.

A escolha da SGS Enger pelo Construtivo é baseada num histórico de sucesso. Parceiras há oito anos, o Construtivo apoiou a gerenciadora em gestão de obras como a transposição do Rio São Francisco, na qual a SGS Enger atuou na fiscalização de 40 quilômetros do canal, controlando a aplicação das especificações técnicas da obra.

Outro contrato, em Consórcio, que a SGS Enger atuou utilizando o Colaborativo foi com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a fiscalização das empresas que ganham a concessão de administração das estradas. Neste caso, os técnicos do Consórcio percorriam as estradas para supervisionar a operação e manutenção emitindo fotos e relatórios gerenciais para a ANTT notificar as concessionárias em caso de não cumprimento das suas obrigatoriedades. Todo o processo era executado através do Colaborativo.