Em sua busca constante pela inovação e melhoria contínua em sua gestão, o Banco Santander decidiu avançar num ambicioso programa de digitalização de seus processos operacionais no Uruguai e escolheu a Flokzu como ferramenta de Business Process Management (BPM) para transformar digitalmente vários de seus processos, buscando maior eficiência interna e eficácia nos resultados.
Resultados obtidos com o projeto:
Implementação rápida
Nos primeiros seis meses de uso, foram implementados mais de dez processos completos, atingindo um índice impressionante de quase dois processos por mês. Foi seguida uma metodologia ágil, apoiada pelos profissionais do Banco, que concentraram suas energias no entendimento, modelagem e melhoria dos processos.
Redução de tempo
Como exemplo, em um dos processos que envolve clientes, foi possível reduzir em 30% o tempo consumido. Isso apresenta um benefício notável para os clientes. Além disso, implica na redução dos custos operacionais e do esforço dos funcionários do banco para atender a essas solicitações.
Transformação digital
Ao invés de cada funcionário do Banco ter que se comunicar manualmente e fora do processo com provedores externos, foi possível integrá-los 100% digitalmente. Nosso software possibilitou enviar-lhes comunicações automaticamente quando necessário, eliminando a necessidade de fazê-lo manualmente.
Redução de ferramentas
A troca de documentação dentro da aplicação de workflow reduziu o uso de outras ferramentas de comunicação, facilitando a centralização do conhecimento e documentação na plataforma BPM.
Autonomia
Verificou-se que usar uma solução BPM low-code/no-code permite que a equipe de TI apenas supervisione, sem ter que estar ativamente envolvida na construção dos processos. Isso permite que eles se dediquem integralmente a outros projetos 100% tecnológicos, que exigem seu conhecimento especializado.
Caminho a seguir
De forma autônoma, o Banco seguirá implementando novos processos, avançando na digitalização de todas as operações. Não foi um projeto pontual, mas sim a adoção em nível corporativo da disciplina de gestão, automatização e melhoria contínua de processos.