Saiba tudo sobre vistorias de obras

As vistorias de obras são procedimentos fundamentais quando se fala em construção civil. Elas são medidas que embarcam vários aspectos e envolvem desde construtoras até órgãos regulamentadores, profissionais e clientes.

Ou seja, trata-se de um controle de qualidade que trabalha para evitar atrasos e acidentes, além de garantir adequação a normas e leis, bem como diminuição de gastos, de tempo e, por conseguinte, promoção de uma entrega eficaz.  

Todavia, mesmo com toda essa importância da vistoria de obras, ainda há negócios que cometem erros quando a deixam de lado. Quando isso acontece, nasce margem para potenciais problemas e, por isso, é fundamental aplicar essa prática.  

Pensando nisso, o Construtivo preparou este artigo exclusivo para que você saiba tudo sobre as vistorias de obras. Acompanhe!  

Afinal, o que são vistorias de obras?  

Vistorias de obras são verificações de projetos no qual cada etapa da construção civil é averiguada e descrita para que os processos e ações específicas sejam descritas.  

Assim, para que a durabilidade, qualidade e segurança da edificação tenha certificação, a ABNT NBR 13.752 dita essa prática.  

Segundo a norma, a vistoria de obra se baseia na constatação de situações com detalhamento minucioso dos elementos de interesse, a fim de especificar um processo investigativo que possibilite verificar a existência ou não de potenciais nexos causais. Inclusive, a prática pode apontar responsabilidades e consequências.  

Posto isso, podemos entender que vistorias de obras documentam e estipulam partes ou a totalidade do projeto, sendo uma referência para o setor de construção civil e clientes sobre as especificidades da obra na ocasião da vistoria.  

Ou seja, ela permite identificar problemas, prever falhas e promover soluções eficientes para qualquer situação.  

Consoante a isso, podemos perceber que a vistoria é um procedimento que viabiliza a proteção de construtoras e clientes, certificando que a obra faz jus às exigências do projeto executivo.  

Para que serve a vistoria de obras?  

A função da vistoria de obras é a prevenção, visto que estuda vários fatores visualmente e compara com o que foi estipulado para o projeto. Dessa forma, ela pode ter natureza cautelar ou antecipada 

Diante disso, a vistoria de obras serve para oferecer aos gestores do projeto um leque realista relacionado ao andamento das atividades. Com isso, é possível entender se tudo está conforme o previsto. Caso ocorra algum indício de não conformidade, torna-se mais fácil solucionar o problema – sem comprometer resultados.  

Para isso, esse laudo busca averiguar diferentes pontos, como:  

  • Sistemas elétricos;  
  • Questões estruturais, como pilares, paredes e tetos; 
  • Sistemas hidráulicos;  
  • Segurança na obra e qualidade do acabamento;  
  • Organização do canteiro e materiais

Quais são os tipos de vistoria?  

Podemos elencar duas principais modalidades de vistorias de obras difundidas no mercado. A seguir, saiba quais são.  

Vistoria antecipada  

A vistoria antecipada é realizada em imóveis prontos, antes da entrega das chaves aos proprietários. Aqui estamos falando de um direito dos clientes da construtora, contudo serve como garantia para ambas as partes.  

É essa vistoria que aponta quais são as condições da entrega do bem pela construtora. Desse modo, o documento deve dizer se todos os itens que constam no contrato foram contemplados.  

No caso de haver necessidade, é viável realizar correções, ainda, antes mesmo de concretizar a entrega das chaves aos compradores.  

Vistoria cautelar  

A vistoria cautelar faz a análise dos imóveis localizados ao redor de uma construção que ainda vai começar.  

Ou seja, é uma ação importante para indicar como a obra deve proceder, se existem riscos de danos aos imóveis próximos e quais são os equipamentos e técnicas corretas a serem utilizadas.  

Sendo assim, esse tipo de vistoria atua como referência, uma vez que, ao longo da obra, serão realizados novos estudos que precisam ser comparados com o relatório da vistoria cautelar.  

Com isso, é possível mensurar efeitos nas construções do entorno. Ademais, a vistoria cautelar é um documento que institui segurança jurídica à construtora em situações de litígios futuros.  

Como fazer vistorias de obras com o uso da tecnologia? 

A transformação digital é uma aliada essencial no ramo da construção civil. isso porque a tecnologia oferece recursos importantes para realizar várias tarefas gerenciais e operacionais no setor.  

Exemplo disso são soluções como softwares e outros mecanismos que oferecem funcionalidades de centralização de dados e apoio na execução de atividades.  

Com a utilização de um bom sistema digital, é possível efetuar vistorias com grande detalhamento e emitir, dessa forma, laudos confiáveis. Além do mais, ele pode simplificar o controle, o que torna o processo bem mais fácil – desde a captação de informações até a criação de relatórios.  

A seguir, saiba como fazer vistorias de obras com a ajuda da tecnologia.  

Levantamento de dados 

Uma solução tecnológica possibilita que profissionais do setor possam levantar dados em campo com dispositivos móveis, a fim de gerar laudos precisos. Esse procedimento ocorre de modo intuitivo e com controle abrangente.  

Controle por imagens  

Além de apontar detalhamento sobre os itens analisados nas fases do projeto, a tecnologia viabiliza inserir imagens. Com esse recurso, os laudos se tornam ainda mais transparentes e demonstram dados reais, que são fundamentais em uma obra.  

Criação de formulários  

Após a coleta de dados e registro de imagens do andamento de uma obra, uma solução tecnologia permite a criação de formulários. Essa etapa ocorre sem processos burocráticos e pode ser feita de forma remota – organizando as informações a fim de emitir documentos oficiais.  

Enfim, as vistorias de obras são processos imprescindíveis quando se fala em construção civil. são elas que garantem a satisfação dos seus clientes. Então, conte com a tecnologia no canteiro de obras e torne esse processo de vistoria prático e eficiente.  

Gostou deste conteúdo? Que tal saber agora quais são as principais tecnologias para a gestão de obras?