O projeto do hospital foi realizado com base em um modelo de ampla colaboração. No processo de licitação e contratação, a ênfase foi colocada na equipe, nas ferramentas, na experiência e na compreensão da tarefa. Além disso, o custo da implementação não fazia parte do planejamento, o que deu aos participantes a oportunidade de pensar novas formas e alternativas de trabalhar. Isso permitiu que o projeto fosse pensado fora da caixa, dando oportunidade para que os envolvidos na obra pudessem testar ferramentas inovadoras e modernas.
A tão esperada “solução definitiva”
O foco em utilizar ferramentas digitais teve como objetivo substituir todo o trabalho manual feito pela equipe de TI por softwares mais inteligentes. O intuito era criar um fluxo de trabalho que economizasse tempo, reduzisse custos, aumentasse a qualidade e eliminasse o uso de qualquer tipo de “papel” do processo, incluindo post-its, em toda a fase de projeto e produção.
O diferencial do StreamBIM está no fato de reunir tudo em um só lugar. Na interface autoexplicativa é possível encontrar as ferramentas e auxílios necessários, todos em uma mesma plataforma, que tem fácil usabilidade.
Princípios modernos de interação
No projeto, foi concebida uma estrutura robusta para planeamento e implementação. Essa estrutura começou descobrindo o que o edifício iria resolver e o que a equipe do planejamento deveria entregar para atender às necessidades identificadas. Todo o trabalho foi construído sob três pilares, envolvendo o planeamento “Last Planner System” (LPS), a “Engenharia Concorrente Integrada” (ICE) com localização em “Big Room” e o BIM com uma plataforma de interação digital associada.
O StreamBIM tem mostrado sua utilidade, principalmente nos últimos pilares citados, pois o software permitiu que a equipe coletasse informações, que antes estavam dispersas em diversas ferramentas, e as reunisse em uma única plataforma.
Integração total
O fluxo de trabalho também forneceu uma sincronização automática e diária de desenhos, com metadados estruturados, tornando-os acessíveis para a construção em todo o projeto e superfícies. Isso é realizado por meio de uma rotina previamente acordada para a utilização eficiente da plataforma de interação.
Foram obtidos todos os pontos do controle interdisciplinar registrados. Normalmente, se recebe uma declaração de que foi realizada uma verificação interdisciplinar. Em seguida, é executada uma avaliação de colisão com base nisso. Não raramente, são verificados erros que deveriam ter sido eliminados nessa fase. Mas com o StreamBIM é possível excluir essa incerteza, eliminando as falhas e imperfeições antecipadamente para que os orientadores se tornem responsáveis apenas pelo controle interdisciplinar, função para a qual foram designados.
Ainda com o StreamBIM é possível verificar o que o engenheiro ou o arquiteto trazem para a mesa e se a tarefa foi concluída. Todas as comunicações são agrupadas em seu projeto, sempre classificadas com assuntos, status, comentários e histórico. Essas informações podem ser filtradas e medidas, em um nível geral, com base em todos os pontos do fluxo de trabalho, para que se possa checar projetos abertos e fechados. Também é possível fazer isso para o “pacote” individual e pré-estruturado definido, o que torna a organização simples e eficaz.
Efeito comprovado
No dia 7 de junho de 2022, o projeto teve um total de 1.061 questões do “Controle Interdisciplinar”, dos quais apenas três não foram encerrados, número que corresponde a menos de 0,3%. A partir da verificação, a equipe teve oito dos 1.145 casos abertos no mesmo dia.
Faça a diferença na produção
A plataforma também faz a diferença na produção. O fato de o modelo estar disponível em todos os dispositivos e ter fácil usabilidade, podendo ser acessado onde e quando necessário, torna o StreamBIM extremamente útil.
Durante o projeto, existiam mais de 2 mil desenhos digitais sincronizados, que todos podiam acessar diretamente em seus dispositivos móveis, criando um verdadeiro canteiro de obras sem papel.
“Super desenho” sincronizado para evitar impressão
O melhor “desenho” é aquele feito no formato “A1”, já que uma folha desse tamanho permite a inserção de muitas informações. Ele é chamado de “Super desenho”, com dimensão de dois metros quadrados na proporção de 1:50. Mas se o projeto, ou partes dele, for impressa em papel, a maior parte da informação estará em letras tão pequenas que seria necessário usar uma lupa para lê-lo completamente.
Ou seja, a impressão em papel gera uma gama de desenhos de produções com versões desatualizadas e obsoletas do projeto de obra, o que pode causar desorganização nos canteiros de obra, além do desperdício de papel. Já com o StreamBIM, todos têm acesso a versão mais recente digitalmente.
Projeto no caminho certo
O StreamBIM contribuiu muito para que o projeto do Hospital tenha sido concluído conforme o planejado e que o custo orçado para a obra ficasse bem abaixo do orçamento, mesmo em tempos de pandemia.
Aprendizados do projeto
Processos de projeto tradicionais sem StreamBIM:
- As reuniões do ICE são registradas no OneNote ou ferramenta similar.
- Os “casos e questões” provenientes de controles interdisciplinares são tratados entre os sujeitos por e-mail com pouquíssima rastreabilidade e sem transparência, o que dificulta o acompanhamento do andamento do projeto.
- O arquivo de “problemas” normalmente é atualizado uma vez por semana por meio da versão desktop do Solibri.
- O e-mail é o “ponto de referência” para a maioria das soluções de problemas.
- Os participantes do projeto têm muitas ferramentas diferentes para controlar e acompanhar a obra.
- O projeto é baseado em desenhos físicos do local, sem o controle adequado e em tempo real de versões e revisões.
Processos de projeto com StreamBIM:
- Os pontos ICE são armazenados como “casos ou problemas” continuamente em uma plataforma, rotulados com o nome do responsável, o prazo para retificação e com a localização precisa.
- “Casos e questões” do controle interdisciplinar são adicionados ao fluxo de trabalho associado em uma determinada zona ou pacote e ficam visíveis para todas as partes interessadas, fazendo com que o controle dos problemas e erros seja feito com maior agilidade e facilidade pela equipe.
- Os relatórios da fiscalização de colisão são acompanhados no StreamBIM, com prazos e funções para a realização da correção. A equipe pode filtrar facilmente suas próprias tarefas e responsabilidades.
- O modelo é atualizado todos os dias e fica disponível para todos os envolvidos no projeto, em todos os dispositivos, a qualquer momento.
- Criar um “caso” no StreamBIM é a solução ideal para todos os desafios, erros e deficiências, trazendo mais transparência e organização.
- O StreamBIM é um centralizador de informações, disponibilizando desenhos, modelos e “casos” em uma mesma interface.