Construtivo

Construtivo e WLF Systems se unem para lançar ferramenta de BI especializada no setor de engenharia e construção

Construtivo e WLF Systems se unem para lançar ferramenta de BI especializada no setor de engenharia e construção

Empresas formam parceria para integrar ferramenta de gestão de documentos e de análise de dados. Nasce o Colaborativo BI 

São Paulo, abril de 2016 – Especializados em fornecer tecnologia para o setor de engenharia, construção e incorporação, o Construtivo e a WLF Systems uniram suas expertises e anunciam o lançamento de um novo produto: o Colaborativo BI.  

A solução nasce da integração dos softwares carros-chefes das companhias: o Colaborativo, ferramenta de colaboração em nuvem do Construtivo, e o Hiperdados, software de Business Intelligence da WLF, e será disponibilizado na nuvem e vendido como serviço no modelo SaaS (Software as a Service).  

Entre os principais atributos do Colaborativo BI estão a facilidade de implementação, que ocorre em apenas alguns dias, e o baixo custo por operar no modelo de software como serviço, o que elimina os investimentos com infraestrutura, anulando os riscos do projeto.  

Além disso, a oferta agrega confiabilidade e segurança aos clientes, já que o  know-how do Construtivo envolve o atendimento a mais de 25 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III. Num primeiro momento, o foco será atuar no mercado de incorporadoras imobiliárias, pois para este setor já há uma versão plug and play do Colaborativo BI, que se integra aos ERP’s (Enterprise Resource Planning) mais utilizados neste segmento, o Sienge e o Mega.  

Enquanto os sistemas de gestão empresarial são ferramentas de gerenciamento de processos e ficam disponibilizadas no ambiente transacional, o Colaborativo BI integra-se a esses softwares e busca as informações para trazê-las ao ambiente dimensional, no qual são trabalhados indicadores para tomadas de decisões em tempo real a partir de dashboards (painéis de controle). 

O Colaborativo BI traz números consolidados, além de métricas de vendas e ocorrências, permitindo abranger as questões comerciais do negócio, que são dados voltados para a direção das empresas de engenharia. “A informação é algo perecível. Tomar uma decisão depois de 30 dias do ocorrido, que é quando ocorre o fechamento dos sistemas transacionais, pode não ser a melhor forma de evoluir o negócio, daí a importância do uso de um sistema de inteligência de negócios” acrescenta o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro. 

A ideia é disponibilizar a informação em um ou em até três cliques por meio dos cerca de 30 templates desenvolvidos. Todos eles, direcionados para o mercado de engenharia, construção e incorporação, são personalizáveis de acordo com as necessidades dos clientes. Além disso, as empresas interessadas podem gerar os primeiros painéis, que estão pré-configurados, para uma avaliação antes da contratação.  

Em um dos templates, por exemplo, é possível analisar, sob a ótica da viabilidade econômica e financeira, a produção de empreendimentos imobiliários desde o seu lançamento até o último evento financeiro. É a prestação de contas do empreendimento com um clique a qualquer momento, já embutidos todos os cálculos de viabilidade, além de realizar simulações de vendas de estoques, tais como preço e prazo, assim como a distorção de curva de obra, ou seja, custo e prazo. 

Em função da arquitetura da camada de cálculo, todas as informações dos templates são disponibilizadas de forma ágil e a interface da ferramenta com o usuário é totalmente intuitiva e dinâmica. “A nossa lógica é criar visões modeladas e personalizadas para tomada de decisão em tempo real”, pontua o diretor de operações da WLF Systems, Wagner Dias.  

 “Nossa sinergia com o segmento alvo, tendo inclusive clientes em comum, facilitará a aderência do Colaborativo BI no mercado. Além disso, em um momento de crise, a importância de se ter poder de manipular dados, entender tendências e fazer simulações passa a ser fundamental. Neste sentido, o produto será bastante aderente ao cenário atual do mercado”, finaliza Granadeiro.  

Sobre o Construtivo.com 

O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, desde 1999 atende os maiores projetos de infraestrutura do Brasil. 

Fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004  e se tornou uma empresa nacional. 

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 25 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III. 

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.  

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, CPFL, CEEE, ABB, Planservi, Vetec, Plaenge, Cyrela Sul, Direcional, Makro, EBEI, UHE Belo Monte, Norte Energia, Rumo, JHE, SGS Enger e Raízen, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras. 

Informações: http://www.construtivo.com/