Lyon Engenharia inova a gestão e a fiscalização de obras com soluções do Construtivo

Case
Empresa especializada em serviços de gerenciamento e inspeção de grandes obras reorganiza seus processos criando uma metodologia única que é amparada por um sistema integrado e automatizado

Com o objetivo de padronizar sua metodologia de gerenciamento e fiscalização de obras, a Lyon Engenharia, que atende clientes como Vale, Gerdau, Votorantim, Alcoa e VLI, precisava de uma solução de gestão para controlar, de forma integrada, as atividades das obras que acompanha, o que significa, em média, 60 projetos ocorrendo simultaneamente.

Considerando que os principais atributos de sua prestação de serviço envolve o acompanhamento da execução, que está diretamente relacionado ao prazo das obras, e o controle da qualidade dos materiais aplicados, seu desafio era criar um processo mais dinâmico para que as informações fossem disponibilizadas de forma transparente, em tempo real e sem falhas ou duplicidade.

Para isso a empresa adotou a solução de gestão de documentos na nuvem, denominada Colaborativo, junto ao aplicativo móvel de Diário de Obra, ambos fornecidos pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em Engenharia.

“O volume de informações e de envolvidos numa obra é muito grande e, para atender a especificidade de cada projeto, vimos no Colaborativo o diferencial de um sistema que pode ser adaptado de acordo com as nossas necessidades específicas. Definimos os parâmetros como queremos e o Construtivo nos entrega o sistema customizado. Ganhamos automatização, agilidade e velocidade na tomada de decisão”, explica Guilherme Turazzi Eid, gerente de contratos e suprimentos da Lyon.

O Colaborativo permite que tanto o cliente como o executor da obra possam acessar a ferramenta disponibilizada pela Lyon em tempo real para checar o andamento das atividades, das pendências ou simplesmente verificar os documentos relacionados ao serviço prestado. Já o Diário de Obra agiliza os apontamentos feitos durante a fiscalização, que são inseridos no sistema por meio de um aplicativo acessado pelo celular ou tablet, o que dispensa a necessidade de envio posterior dos dados, de digitalização e de reporte ao cliente por e-mail.

Seguindo um roteiro de fiscalização padronizado, o que evita falhas na checagem, os registros de conformidades e não conformidades são atualizados pelos fiscais em tempo real no aplicativo e, instantaneamente, ficam disponíveis no Colaborativo. “No minuto seguinte da verificação em campo já temos a informação. Antes, esses dados demoravam cerca de uma semana para serem processados nos sistemas que utilizávamos, pois não eram integrados, o que acabava impactando no andamento da obra caso houvesse incompatibilidades no projeto”, explica Eid.

Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo, acrescenta que a Lyon não só obteve um sistema de gestão para suas rotinas, como também inovou seu padrão de serviço. “Hoje, toda sua equipe segue uma mesma metodologia, além do processo de auditoria ter ampliado sua efetividade. Como resultado, seus clientes passaram a ter mais confiança em seus serviços, pois enxergam uma companhia  que domina seus processos, suas informações e ainda garante que cada empreendimento está sendo executado de acordo com o que foi contratado”, finaliza Granadeiro.