A Geribello Engenharia, que atua há mais de 40 anos com engenharia consultiva para o setor público e privado, decidiu ampliar o uso do sistema de colaboração em nuvem Colaborativo, plataforma de gestão de documentos, processos e informações do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em Engenharia, para gerenciar os contratos com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
A empresa, que já utilizava a solução do Construtivo para atender contratos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e DER (Departamento de Estradas e Rodagens), presta serviço para 23 órgãos públicos, resultando em 210 contratos no total. A meta é transferir todo o controle desses clientes para o Colaborativo, realizando uma completa transformação digital da empresa.
De acordo com Luís Philipe Tischer, engenheiro civil da Geribello, a ampliação do escopo tem como objetivo otimizar a rotina de trabalho e elevar o padrão de qualidade dos serviços para esses clientes. “Após percebermos que a utilização do sistema do facilitou nosso dia a dia, proporcionando uma melhor organização de documentos e relacionamento com os clientes, ampliamos nosso gerenciamento digital com o Construtivo e incluímos novos contratos no Colaborativo”, explica ele.
O Colaborativo oferece um registro digital abrangente de diversos dados contratuais de uma empresa, incluindo documentos, projetos, diário de obras, atestados de inspeções e comprovantes fotográficos, além de ser um aliado nas vistorias e nos acompanhamentos de serviços, permitindo o registro das atividades executadas, o monitoramento do planejamento e da qualidade.
Com acesso on-line e em tempo real para todos os membros da equipe, a solução proporciona confiabilidade, transparência e garantia de execução ininterrupta, assegurando o acompanhamento de todas as etapas de autorizações e vistorias, até a entrega precisa do que foi contratado.
Aliado a todos esses recursos, por meio do Colaborativo, também é possível emitir notificações que são enviadas diretamente aos envolvidos nos projetos e condensar os dados em gráficos e relatórios. Vale destacar que a solução pode ser acessada por tablets e smartphones, pois está na nuvem, o que traz mais comodidades, dinamismo e celeridade no fluxo de trabalho.
Para a engenheira de qualidade da Geribello, Karolina Silva Borgo, o gerenciamento digital dos contratos também se mostrou benéfico aos clientes, pois eles conseguem ter mais controle de seus documentos de obra. “Pelo Colaborativo, as empresas conseguem visualizar e acompanhar o desenvolvimento do projeto de maneira amigável e em tempo real. A adaptação ocorreu nas duas pontas, ou seja, com os colaboradores e com os clientes, por isso, pretendemos ampliar a atuação da ferramenta em outros contratos na próxima etapa, como os de habitação, por exemplo”, comenta Karolina.
O sócio-diretor do Construtivo, Marcus Granadeiro, aponta que uma das principais vantagens do Colaborativo é sua capacidade de atender empresas com elevada complexidade de gestão. “Para empresas com grande volume de dados e contratos, migrar para uma solução digital significa obter mais controle e segurança para o gerenciamento dos documentos, sem contar com o atendimento às demandas de compliance, principalmente no setor público”, finaliza Granadeiro reforçando que este é um dos motivos pelo qual o Construtivo atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil