Outubro de 2022 – O controle, a rastreabilidade e a confiabilidade de documentos que circulam em processos de gerenciamento de empreendimentos e fiscalização de projetos e obras de órgãos do setor público de infraestrutura é um dos principais desafios para as empresas que prestam serviço para este segmento.
Em função do volume de informações, digitalizar o processo para que a rotina se torne automatizada eleva o padrão de qualidade dos serviços prestados. Foi com esse objetivo que a Geribello Engenharia, que atua há mais de 40 anos com engenharia consultiva, decidiu adotar o sistema de colaboração em nuvem Colaborativo, solução carro-chefe do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em Engenharia e que atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil.
De acordo com Giovani Oliveira da Costa, diretor técnico operacional da Geribello, os primeiros contratos migrados para a plataforma do Colaborativo foram da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), que executa programas habitacionais e de desenvolvimento urbano, como de infraestrutura municipal e de serviços do Estado (Turismo, Agricultura, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, DETRAN, Esportes, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Fazenda) e do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), que administra parte do sistema rodoviário estadual.
Ao todo, a Geribello atende a 23 órgãos, resultando em 210 contratos. A meta é transferir todo o controle desses clientes para o Colaborativo, realizando uma completa transformação digital da empresa. E, indo além, a empresa também tem como meta adotar a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) para a gestão dos empreendimentos.
“Na CDHU gerenciamos, aproximadamente, mais de 64 projetos simultâneos, que incluem desde a construção de conjuntos habitacionais, vistoria para a manutenção de prédios e equipamentos públicos, passando até por obras de conservação, como pavimentação e sinalização. Todo esse universo significa um volume de mais de 11.000 registros, entre eles documentos contratuais, projetos, diário de obras, atestados de inspeções, comprovantes fotográficos, controle tecnológico e topografia que passaram a ser registrados no Colaborativo” explica Costa.
De acordo com o executivo, esse recurso possibilita o acesso de qualquer membro da equipe, on-line e em tempo real, gerando confiabilidade, transparência e garantia de execução ininterrupta, o que assegura o andamento de todas as etapas de autorizações e monitoramento, até a entrega exata do que foi contratado. Já no processo de supervisão do DER, a Geribello utiliza o aplicativo do Colaborativo para fazer as vistorias de acompanhamento dos serviços e obras de conservação e recuperação de rodovias, tais como o registro das atividades executadas; o monitoramento do planejamento e da qualidade; o diário de obras e as ocorrências; as não conformidades e os controles de funcionários em campo e dos equipamentos utilizados.
Aliado a tudo isso, ainda é possível emitir notificações que são enviadas diretamente aos envolvidos nos projetos e condensar os dados em gráficos e relatórios. Outra facilidade é o acesso por tablets e smartphones, o que traz mais comodidades, dinamismo e celeridade no fluxo de informações.
“Antes perdíamos cerca de dois dias para inserir as informações que captávamos em campo no nosso sistema interno e as inconformidades demoravam três dias para serem reconhecidas. Agora, como tudo ocorre em tempo real, promovendo, além da agilidade, ganhos de produtividade, pois o tempo que era utilizado para o trabalho burocrático foi revertido para a execução de serviços”, comenta Costa.
Ainda de acordo com ele, o Colaborativo permitiu à Geribello a unificação das informações e, o mais importante, a adoção de um workflow sem interrupções dos processos, pois cada etapa gera alertas para a tomada de ação. Isso torna a rotina mais transparente e eficaz. “O Construtivo se tornou nosso braço de sistema de gestão e cada cliente detém uma especificidade de controle, que é desenvolvido pelo seu time técnico de engenheiros”, finaliza.
Para Marcus Granadeiro, sócio-diretor do Construtivo, atender empresas com alta complexidade de gestão em função do volume de contratos gerados é um dos diferenciais do Colaborativo. “A Geribello está indo além da adoção de um novo sistema de gestão, ela está inovando seu padrão de serviço, levando aos clientes agilidade, transparência e confiabilidade nos processos”, conclui Granadeiro.