Descubra as principais inovações na construção civil!

As constantes inovações na construção civil têm papel fundamental na otimização desse setor. Geralmente ligadas ao conceito de transformação digital, elas são responsáveis pela integração de recursos que aumentam a segurança, eficiência e produtividade em todas as operações.

Muitas dessas inovações já estão presentes em diversas construtoras, proporcionando excelentes resultados operacionais e servindo como um verdadeiro diferencial competitivo para o negócio.

Quer saber quais são elas e como podem otimizar a rotina também em sua empresa?

Veja neste post quais são as principais inovações na construção civil que todo gestor precisa conhecer!

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Lidar com documentos físicos é sempre uma tarefa trabalhosa que gera imprecisão e lentidão nos processos. Por isso, a tendência é que cada vez mais essa demanda seja transferida para o ambiente digital, aproveitando a tecnologia como uma grande aliada nessa hora.

Por meio de um sistema eletrônico de gerenciamento, é possível automatizar diversas atividades burocráticas e repetitivas na gestão de documentos. Assim, os colaboradores passam a ter mais disponibilidade para focar nas demandas que aumentam a produtividade e a qualidade do serviço executado.

No final das contas, a tecnologia ajuda a tornar os processos mais confiáveis, ágeis e modernos. Essas são características fundamentais para empresas que buscam se adequar aos preceitos da indústria 4.0.

Sistema Integrado de Gestão de Obras

Para além dos contratos e dos documentos, existem diversos outros aspectos em um projeto de construção civil que devem estar sempre sob controle dos gestores. Essa necessidade faz com que os sistemas integrados de gestão de obra estejam entre as inovações mais importantes para o setor atualmente.

Com esse tipo de solução, todos os dados relacionados a um projeto podem ser centralizados em um mesmo lugar. Isso facilita a organização, consulta e processamento de qualquer informação, permitindo que os processos se tornem mais eficientes e as tomadas de decisão mais assertivas.

A partir de computadores ou dispositivos móveis, é possível ter acesso a todos esses recursos em interfaces intuitivas e bastante práticas. Para viabilizar sua utilização em qualquer cenário de projeto, esses sistemas são capazes de operar até mesmo sem acesso à internet.

Portais para gestão de engenharia

Gerar valor por meio da transformação digital é a grande tendência do mercado atual, seja qual for o segmento. No caso da construção civil, muitas companhias têm apostado na criação de portais dedicados à gestão de engenharia para atingir esse objetivo.

Nesses ambientes digitais, os profissionais podem ter acesso a diferentes funcionalidades que agilizam a rotina, seja hora de planejar ou de executar qualquer tarefa. Robustos e flexíveis, esses portais são desenvolvidos para rodar em qualquer infraestrutura, desde o tradicional SaaS em nuvem pública até dentro da rede da própria empresa.

Com capacidades que vão muito além da tradicional função de exibição de resultados, esses portais de uso corporativo se tornam grandes diferenciais competitivos para uma construtora no mercado atual.

Big Data

Diante do avanço da tecnologia e da maior importância dada à gestão da informação no contexto corporativo atual, a utilização de dados passou a ter um papel central dentro das organizações. É nesse contexto que surgiu o conceito de Big Data, que se refere ao uso na resolução de problemas e no planejamento institucional.

Mais do que utilizar esses dados, o conceito abrange toda uma cultura baseada na geração e no tratamento das informações. Por isso, é comum que esse volume de dados seja bastante grande e complexo, mas poderosos o suficiente para lidar com qualquer desafio.

Em razão disso, seu gerenciamento exige o domínio de técnicas estatísticas e a utilização de sistemas dedicados para processamento de grandes quantidades de informações. No entanto, os benefícios proporcionados por essa prática justificam o investimento que muitas empresas da construção civil têm feito nessa inovação.

Construções verdes / ESG

Com o objetivo de elevar a sustentabilidade ao máximo nos projetos de construção civil, as construções verdes têm se tornado uma tendência cada vez mais relevante no setor. A ideia é desses prédios é reduzir os impactos ambientais por meio de práticas sustentáveis, melhorando a qualidade de vida de seus usuários e de seu entorno.

Para isso, essas construções podem contar com sistemas para utilização de fontes energéticas renováveis, mecanismos de reaproveitamento de materiais e estratégias para reduzir as emissões de gases poluentes. Em alguns casos, elas contam com fachadas que unem vegetação com revestimentos inteligentes, fazendo do empreendimento um verdadeiro cartão de visitas para qualquer região.

Nesse mesmo sentido, os indicadores ESG também crescem em importância nos planejamentos das empresas. Eles buscam medir o impacto do meio ambiente, desenvolvimento social e governança nas operações, temas essenciais a uma gestão moderna e sustentável.

Drones

Desde que surgiram, os drones caíram como uma luva para o setor de construção civil. Eles são capazes de auxiliar em diversas tarefas, especialmente ligadas a medidas, exploração e verificações em locais de difícil acesso.

Com um equipamento acessível e de simples operação, é possível reduzir os custos e o tempo de operação dessas atividades de forma considerável. Por isso, o investimento na aquisição de drones e no treinamento de colaboradores certamente vale a pena e está entre as tendências de mercado atualmente.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite projetar um ambiente ou uma construção de forma virtual, mas com alto grau de imersão. Por isso, ela pode estar presente em várias fases de uma construção.

No planejamento e na execução, ela facilita a união do projeto arquitetônico com a obra e até evita falhas que podem ser identificadas por meio dessa inovação. Já na hora de negociar unidades na planta, ela garante a melhor experiência possível aos compradores, que podem conhecer com detalhes o imóvel que estão prestes a adquirir.

BIM

A metodologia BIM (Building Information Modeling) também vem para aumentar a capacidade de integração entre a construção em si e o projeto que foi desenvolvido. Para isso, ela compreende a geração e gestão de representações digitais das características físicas e funcionais de construções.

Vale ressaltar que o BIM não se trata de um software específico, mas de uma metodologia que pode ser aplicada de várias maneiras e com diferentes propósitos. A partir dessa definição é que são escolhidas as ferramentas que melhor servirão aos objetivos de cada obra.

Apesar de não ser um conceito recente, as tecnologias atuais têm impulsionado e expandido as possibilidades de aplicação do BIM. Por isso, essa é mais uma das inovações da construção civil que todo gestor deve conhecer e colocar em prática em seus projetos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça as soluções BIM da Construtivo e descubra como aproveitar todos os seus benefícios também na sua empresa!