Construtivo reforça sua estratégia BIM e nomeia Rafael Ramalho para liderar o núcleo

Press Release
Ex-líder BIM na Arcadis chega com a missão de conduzir um hub voltado à modelagem de informações da construção, promovendo práticas de "Data-Driven Decision Making" para otimizar desempenho e resultados corporativos

O Construtivo, empresa de tecnologia com DNA em Engenharia, anuncia a contratação de Rafael Ramalho para liderar seu Núcleo BIM (Building Information Modeling). A chegada de Ramalho reforça o compromisso da empresa de consolidar sua posição de vanguarda na implementação de processos BIM, que tem como premissa evangelizar o mercado, elevando a discussão sobre o uso do BIM para uma visão de negócios.

Para isso, Ramalho vai focar na importância de processos estruturados e da gestão da informação com o objetivo de alcançar resultados otimizados e melhoraria do desempenho das empresas. “Hoje, o mercado entende que o BIM é tecnologia, quando, na verdade, é metodologia. Tendo processos, governança e gestão da informação, o BIM pode  trazer aos clientes o que chamamos de Data Driven Decision Making, ou seja, uma tomada de decisão guiada por  dados, impulsionando os resultados corporativos”, explica o novo líder da prática BIM.

Outra linha de atuação será fortalecer a aliança com a Consultores BIM, parceira estratégica do Construtivo que é especializada no desenvolvimento de projetos integrados de AEC com base na metodologia BIM. Ramalho trabalhará para ampliar a participação dessa organização em diversos projetos, atuando como intermediador para otimizar a comunicação e centralizar as demandas relacionadas ao tema, promovendo maior eficiência e alinhamento estratégico.

Ao longo de sua trajetória profissional, Ramalho atuou por sete anos na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) como professor associado, enquanto paralelamente integrava à equipe Arcadis chegando ao cargo de Líder BIM Brasil e liderando um time de profissionais especializados em projetos arquitetônicos e de engenharia. Além disso, o executivo tem mestrado em BIM aplicado à operação de campus universitários, pela Poli-USP, no programa ConstruInova.

Para o sócio-diretor do Construtivo, Marcus Granadeiro, a contratação de Ramalho reflete a filosofia da empresa em como a adoção do BIM deve transcender a tecnologia e como o uso da metodologia deve ganhar cada vez mais espaço, principalmente com a iniciativa da Certificação da buildingSMART, a qual o Construtivo é parceiro na realização dos cursos.

“Com essa contratação, o Construtivo reforça sua missão de promover a Transformação Digital no setor de engenharia, ampliando o uso do BIM e estabelecendo um ambiente no qual os dados são produzidos e gerenciados com alta qualidade, garantindo que sejam utilizados como base para decisões estratégicas alinhadas aos objetivos organizacionais”, finaliza Granadeiro.

A estratégia da empresa é levar uma solução completa, integrando soluções parceiras que são representadas pelo Construtivo no Brasil, como StreamBIM, Newforma Konekt e dRofus, à sua plataforma de gestão da engenheira, o Colaborativo, o que abrirá portas para atuar com mais foco em projetos de Parceria Público-Privado (PPP).