O cenário da transformação digital no setor de construção tem avançado no Brasil com a incorporação de uma série de novas tecnologias que devem suportar demandas como a do decreto federal n° 10.306/2020, que estabeleceu a obrigatoriedade da utilização do BIM – Building Information Modeling em obras e serviços de engenharia, com metas graduais que tiveram início em 2021.
Sendo o BIM o precursor deste processo de inovação no setor, a Sinaenco (Sindicato Nacional das Arquitetura e Engenharia) promove entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro o 5º Seminário Internacional A ERA BIM, no campus da Universidade Mackenzie, em São Paulo. O Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA de Engenharia, estará presente neste encontro, que reunirá empresas e profissionais de vários segmentos, gestores públicos, além de estudantes e pesquisadores, que têm a importante missão de fomentar o BIM na base.
O destaque apresentado pelo Construtivo no evento será a plataforma norueguesa dRofus, a qual detém a representação exclusiva no Brasil. A principal característica da solução é gerenciar a informação do BIM (Building Information Modeling), ou seja, o “I” por todas as fases do empreendimento, indo do programa de necessidades até a operação, por meio do uso de um Ambiente Comum de Dados (CDE) que gerencia as informações não gráficas. A plataforma se integra de forma dinâmica com programas de sistemas baseados no formato IFC, como o Revit, Archicad, Navisworks, Solibri, entre outros, para capturar os requisitos dos projetos, processar as informações e torná-las disponíveis para a equipe de desenvolvimento, que envolve clientes, contratados, consultores, engenheiros e arquitetos.
“Diferente dos CDEs tradicionais, que fazem apenas a análise visual, o dRofus foca na informação não gráfica, atendendo à demanda de análise e validação dos dados”, explica Cesar Calderaro, diretor de inovação BIM do Construtivo, que fará duas apresentações durante o evento sobre essa tecnologia. No dia 30 de novembro, a empresa promoverá a oficina “Como gerenciar requisitos e famílias usando um CDE centrado em dados ao invés de modelos de template”, na Sala Tech, das 14h35min às 15h30min, e, no dia 01 de dezembro, promoverá a palestra “Uso de CDE para gestão de requisitos e padronização de famílias durante todo o ciclo de vida do empreendimento” durante a apresentação da sessão “Aplicações concertas de tecnologias digitais”, que ocorre das 8h às 9h.
Além de discutir sobre o Ambiente Comum de Dados, o Construtivo também abordará no evento o conceito de nuvem de pontos, que é gerada por meio de escâner a laser e se tornou um procedimento fundamental em todas as fases de um empreendimento, pois potencializa os fluxos BIM. Por meio das tecnologias da Leica Geosystems, detentora de scaners como o BLK360 e o BLK2Go, o levantamento de dados em campo se torna mais ágil e preciso. Como complemento, a empresa também conecta as tecnologias Cloudworx, fundamental para a manipulação da nuvem de pontos para a fase de modelagem das informações, assim como a solução Pointfuse, que permite converter os dados da nuvem de pontos numa malha 3D, transformando num modelo visual.
Como exemplo dessas tecnologias de captura da realidade e manipulação de dados, o Construtivo apresentará no evento seu apoio ao primeiro gerenciamento de projeto de urbanização de favelas em BIM, realizado pela Sondotécnica, empresa líder em consultoria de engenharia no Brasil com mais de 3 mil projetos executados e 400 clientes atendidos.
Ocorrido em uma das maiores favelas de São Paulo, o projeto visa a recuperação do ambiente urbano para realizar a remoção das moradias de risco, propondo a retirada ou a realocação dos moradores da região para lugares seguros. Para isso, a Sondotécnica utilizou as soluções de escaneamento e medição a laser da Leica Geosystems fornecidas pelo Construtivo.
Enquanto o escâner Leica BLK2Go tornou o reconhecimento dos locais muito mais dinâmico, já que esse recurso disponibiliza informações completas sobre o ambiente e facilitou a geração de relatórios para a avaliação das moradias, o medidor a laser Leica Disto D2 auxiliou no cálculo e no reconhecimento de obras já realizadas no local, eliminando a necessidade de retrabalho na criação de plantas, procedimento que se torna complexo quando realizado por cálculos manuais.
5º Seminário Internacional A Era BIM
Data: 30/11 a 02/12|
Local: Auditório Ruy Barbosa (Universidade Presbiteriana Mackenzie) | Rua Itambé, 135, Higienópolis – São Paulo (SP)
Inscrições e programação: https://doity.com.br/5-seminario-internacional-a-era-bim