Para impulsionar mais mulheres a ingressarem no universo da construção civil e proporcionar uma oportunidade profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o programa Elare.forma foi criado oficialmente em julho de 2023 e teve, em seu primeiro curso, o apoio do Construtivo, empresa de tecnologia com DNA em engenharia. O programa também contou com o patrocínio do Senai e do Instituto Center Norte.
Para 2024, a meta do Construtivo é manter o apadrinhamento dos custos de mulheres que desejam participar dos novos módulos, que devem ser iniciados a partir do primeiro trimestre do ano. De acordo com Flavia Rodrigues, idealizadora do programa e fundadora da Cada Casa, empresa especializada em reformas que lançou o programa social, a meta é seguir buscando novos patrocínios para a possível ampliação da capacidade de atendimento ao público interessado nos cursos.
O primeiro módulo, que ocorreu entre julho e outubro, contemplou aulas de pintura e instalação de papel de parede, e contou com uma turma de 16 mulheres. Uma das beneficiárias participantes, Maria Auxiliadora do Nascimento, de 53 anos, comenta que o programa Ela.reforma foi a oportunidade de uma nova fase em sua vida. “Só tenho a agradecer por todos que proporcionaram esse curso e à associação Elare.forma, que está me ajudando no crescimento profissional”.
“Criamos um programa de formação que visa a igualdade de gênero por meio do empoderamento de todas as mulheres participantes dos cursos ofertados, possibilitando a participação efetiva dalas em todas as frentes de trabalho no âmbito das reformas”, comenta Flávia de Souza.
Para se inscrever nos novos módulos que terão início em 2024, basta preencher a ficha no site elareforma.com.br e aguardar o retorno. O projeto não tem fins lucrativos e, portanto, não há custo nenhum para as alunas. Interessados em fazer doações podem enviar qualquer quantia através do site.