O trabalho teve início com o uso de escaneamento a laser e pesquisas arqueológicas para obter informações precisas sobre a estrutura e os objetos do edifício, garantindo uma base sólida para o planejamento da restauração.
Para facilitar o armazenamento e acesso das nuvens de pontos e imagens capturadas, a equipe utilizou o Cintoo, um ambiente comum de dados (CDE) que possibilitou a todos participantes a visualização do material de forma facilitada, permitindo a associação de modelos 3D às nuvens de ponto.
Integrado ao Cintoo, foi realizado o processo de coordenação de projetos, contemplando a colaboração entre os projetistas por meio do Newforma Konekt (antigo BIM Track), solução de comunicação que permitiu a colaboração entre os projetistas.
Com a discussão ocorrendo no Newforma Konekt (BIM Track), o processo administrativo e contratual foi gerenciado no Colaborativo, que teve o papel de coordenar a gestão e a aprovação de aproximadamente sete mil arquivos simultaneamente, considerando que esse volume que deve dobrar até o final da obra.