Construtivo lança Colaborativo Share com Realidade Aumentada

Press Release
Companhia de Tecnologia da Informação com DNA em engenharia apresenta novo recurso de sua ferramenta de gestão de documentos em nuvem para apoiar a vistoria de obras e manutenção

O Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção, lança o Colaborativo Share, uma tecnologia em nuvem com Realidade Aumentada que aprimora o processo de fiscalização e documentação das obras, assim como em manutenção, por meio da Realidade Virtual.

A solução é acessada por meio de óculos, tablet ou celular e possibilita o registro pela sobreposição dos dados virtuais com a realidade construída em escala real, auxiliando o processo de vistorias que estejam em localidades distantes, por exemplo. “Enquanto um profissional em campo acessa o Colaborativo Share e compartilha as informações sobre a obra, o engenheiro realiza a vistoria de forma on-line, seja no modelo ao vivo ou gravado, e atribui as suas aprovações e recomendações num workflow, que depois pode ser acessado em outras ocasiões”, esclarece Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.

A ferramenta também se integra a modelos BIM (Building Information Modeling), o que permite mapear e visualizar as disciplinas de uma construção como, por exemplo, o posicionamento de tubulações, vigas, pilares e encanamentos. Além disso, o recurso de tour virtual promovido pelo Colaborativo Share também pode ser utilizado em organizações que forneçam capacitação e suporte remoto para solucionar problemas de manutenção e atendimento ao cliente com assistência visual utilizando recursos do QR Code, por exemplo, que manterá registradas as informações como um passo a passo para determinados processos.

Para Granadeiro, a tecnologia de Realidade Aumentada, agregada ao modelo BIM na fase de operação, promoverá reduções de custo e riscos, além de impulsionar a produtividade. “A ferramenta possibilita um universo de informações sem que haja a necessidade de um profissional especialista no local, tudo graças à digitalização do processo, ao suporte remoto e à disponibilização de workflows em nuvem”, finaliza ele.