O Construtivo, companhia especialista em soluções para o gerenciamento de projetos de engenharia, implementou sua ferramenta de gestão de documentos na nuvem, o Colaborativo, na Rumo. A aquisição permitirá à operadora logística multimodal pertencente à Cosan, uma das maiores corporações privadas do Brasil, com negócios nos segmentos de energia e infraestrutura, gerir toda a documentação dos seus projetos de engenharia, que engloba novas obras e projetos de manutenção.
Criada para realizar a logística do açúcar destinado à exportação, na qual a companhia é líder mundial neste segmento, hoje a Rumo também realiza outras atividades como a armazenagem de contêineres e cargas em geral, assim como o embarque de outros granéis e o transporte de fertilizantes. Este crescimento contínuo da Rumo se dá em função do seu conhecimento neste setor, investimentos em modernidade e em tecnologia, o que inclui a adoção do Colaborativo, solução de colaboração em nuvem. “A Rumo tem um plano de expansão agressivo e com isso uma carteira de projetos diversificada. A busca por uma opção de sistema de colaboração se deu para agilizar e otimizar a troca de informações entre os projetos, fornecedores e grupos de trabalhos internos”, explica o gestor de projetos da companhia, Arthur Galbis Neto.
Atualmente, a Rumo opera sete terminais de transbordo – quatro próprios e um dos mais modernos do Brasil, em Itirapina, além de Terminal Portuário em Santos, que tem a maior capacidade de recepção ferroviária e o maior calado de Terminais graneleiros do porto santista, com 13,5 metros. São nestes terminais específicos que o software de colaboração está apoiando a companhia para uma correta organização e gestão de todas as informações geradas, que envolvem a aprovação e o desenvolvimento dos projetos de mantenabilidade dos equipamentos e empreendimentos da Rumo.
Outra frente de atuação da ferramenta são os novos projetos, no qual toda tratativa de engenharia e documentação é inserida ao sistema. Após isso, quando o projeto está aprovado, o sistema é usado para o acompanhamento da obra, mantendo assim todo o histórico da obra. Quando finalizado, a documentação de projeto atualizada é passada para o departamento de manutenção, que se utiliza da ferramenta para possíveis melhorias e mudanças. O projeto mais recente finalizado, que foi passado para a mantenabilidade é o “Moegão”, maior moega rodoferroviária do mundo para descarga de vagões de commodities agrícolas em movimento, com capacidade de descarga simultânea de 12 vagões em suas duas linhas, atingindo um total de mais de 200 por dia.
Atualmente, o Colaborativo também está sendo utilizado para gerir toda a documentação de um projeto de um armazém de graneis, que terá a capacidade de 95 mil toneladas. “Trata-se de projeto muito importante para o plano de negócios da Rumo”, alerta Neto, acrescentando que a ferramenta resolveu um problema de histórico de documentação da empresa, assim como padronizou a forma de entrega da documentação dos projetos.
Com o sistema de colaboração, é possível ter uma perfeita interação e modificações no projeto por parte de todos os envolvidos. Tudo fica registrado, informando a data e o responsável pela atualização, garantindo a identificação do autor sempre que necessário. Todas essas informações podem ser visualizadas em qualquer hora e local, uma vez que estão armazenadas no Data Center do Construtivo e, com isso, disponibilizadas na nuvem, através de acesso por login e senha.
“O Colaborativo, além fornecer segurança na gestão do trâmite das informações e processos das empresas, garante um diferencial de mercado para a agilidade do andamento do projeto, ou seja, o projeto não fica parado na mão dos responsáveis, pois o trâmite é totalmente aberto, com garantias de rastreabilidade e alertas enviados sempre que houver novas inserções no projeto”, finaliza Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.