O Construtivo, empresa de tecnologia com DNA em Engenharia, marcou presença no 6º seminário A ERA BIM, evento realizado entre 21 e 23 de novembro no campus Mackenzie, em São Paulo, que reuniu diversos líderes do setor de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) para debates e conversas sobre os temas mais relevantes do momento.
O principal tema apresentado pelo Construtivo, que inclusive foi o foco de uma das apresentações do sócio-diretor, Marcus Granadeiro, é o conceito Data-Centric BIM, que aborda a computação centralizada em dados para evitar a perda de informação, principalmente na passagem das etapas de construção, desde o planejamento, passando pelo projeto e depois a obra.
Compartilhando da mesma mensagem, Anna Kemp, que é diretora e membro da ATKINS, coordenadora da série ISO 19650 e uma das responsáveis pela BuildingSmart na Inglaterra, abriu o evento com uma palestra que abordava que o futuro da engenharia e dos processos realizados em BIM é a criação da mentalidade Data-Centric.
Granadeiro enfatizou ainda a integração essencial de informações, uma característica distintiva do BIM. Nesse contexto mais amplo, a abordagem Data-Centric busca a convergência de dados provenientes de diversas fontes e sistemas, construindo uma visão coesa e holística. Ao adotar esse conceito, as empresas envolvidas com o BIM têm a oportunidade de aprimorar suas práticas, reconhecendo o valor crítico dos dados em todos os estágios do ciclo de vida de um projeto de construção.
“No Construtivo, estamos atuando nessa linha, reforçando nosso compromisso em liderar a convergência entre tecnologia e engenharia para impulsionando a inovação no cenário da construção”, explica Granadeiro.
Ainda durante o evento, Granadeiro conduziu uma entrevista exclusiva com Giovani Costa, diretor técnico e operacional da Geribello Engenharia. Costa compartilhou a jornada de inovação e digitalização da empresa, abordando os desafios da digitalização nos setores públicos do Brasil. Ele também forneceu dicas sobre como as empresas podem se preparar para o futuro, encorajando a busca pela inovação.
Na sala de cases, o Construtivo compartilhou sua parceria de sucesso com a Geribello Engenharia. Os executivos revelaram como a empresa de engenharia adotou o Colaborativo, plataforma de gestão de documentos, processos e informações do Construtivo, para gerenciar contratos de obras.
De acordo com Costa, a jornada de digitalização de processos na Geribello começou com a adoção do Colaborativo para um grupo de clientes e, com as boas práticas aplicadas, o mesmo modelo foi expandido para demais contratos. “Após percebermos que a utilização do Colaborativo facilitou nosso dia a dia, proporcionando uma melhor organização de contratos, ampliamos nosso gerenciamento digital com o Construtivo e estamos evoluindo e nos preparando para a adoção do BIM”, explica Costa.
Para Granadeiro, a participação no A ERA BIM representou uma oportunidade significativa para o Construtivo compartilhar experiências com outros líderes do setor. “Foi uma experiência muito gratificante poder participar de um evento com diversos especialistas do segmento e debater os temas mais relevantes e atuais do momento”, finaliza o executivo.