O Construtivo, empresa de tecnologia com DNA em Engenharia, ministrou o primeiro treinamento para a preparação da prova de certificação do buildingSMART aplicada durante o BIM Fórum Conference 2024, principal encontro sobre o tema Transformação Digital no setor AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) da América Latina, que aconteceu dias 27 e 28 de maio no World Trade Center São Paulo, na capital paulista.
Ao todo, 35 participantes foram selecionados para o processo de certificação da buildingSMART Brasil. O Construtivo, além de ser o ministrante do curso ofertado, também é uma das empresas que está em processo de credenciamento para oferecer cursos oficiais preparatórios para a certificação da buildingSMART international aos profissionais brasileiros.
“Reconhecemos a experiência do Construtivo com o tema, além do seu pioneirismo na liderança da promoção do BIM (Building Information Modeling) no Brasil”, explica Sergio Scheer, diretor técnico do buildingSMART no Brasil.
Para o sócio-diretor do Construtivo, Marcus Granadeiro, que ficou a cargo de ministrar o treinamento preparatório, essa iniciativa é apenas o começo de um grande movimento no Brasil para temas relacionados ao openBIM.
“O certificado é um selo de excelência, reconhecido internacionalmente, que atesta o pleno conhecimento dos profissionais em relação aos processos em BIM. E estamos num excelente momento para a expansão deste tema, visto que a nova Lei de Licitações abrirá espaço para atuarmos num mercado gigantesco”, explica Marcus Granadeiro, sócio-diretor do Construtivo.
A empresa também apresentou, no evento, suas aplicações integradas que fomentam a prática BIM. Além de ter demonstrado sua plataforma de gestão de engenharia, o Colaborativo, que traz três módulos para a coordenação de projetos, a supervisão em campo e o gerenciamento da engenharia, todos integrados ao BIM, a empresa também anunciou uma nova tecnologia integrada à sua plataforma e que leva o BIM à obra.
Trata-se da representação exclusiva no Brasil do StreamBIM, tecnologia de streaming de dados que proporciona informações dos modelos em BIM diretamente para o canteiro de obra, permitindo o acesso aos modelos, documentos e desenhos de produção de obras por meio de smartphones ou tablets.
“Pudemos demonstrar nossas soluções digitais, totalmente pensadas para serem integradas entre si, apresentando aos participantes todo nosso portfólio, que promove uma jornada de inovação ao setor a partir do conceito openBIM e do uso de dados para as empresas se adequarem às novas demandas do mercado”, finaliza Granadeiro.