O Construtivo, empresa de tecnologia com DNA em engenharia, anuncia a homologação internacional da integração entre o Colaborativo, sua plataforma de gestão de engenharia, que inclui documentos, processos e informações digitais, e o Newforma Konekt (antigo BIMTrack), solução de coordenação de projetos, comunicação e colaboração, que é projetada para otimizar os fluxos de trabalho em projetos BIM (Building Information Modeling).
Agora, os usuários que utilizam o Colaborativo e o Newforma Konekt poderão integrar as duas soluções de forma automática por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicação). Além da facilidade em conectar as duas plataformas, será possível padronizar o Colaborativo de acordo com as demandas de cada empresa diretamente, sem a necessidade de suporte técnico direto da equipe do Construtivo.
Antes, os usuários precisavam se adaptar ao modelo que a plataforma operava. Hoje, com esta integração e seguindo as premissas do OpenBIM, as empresas poderão definir seus processos e usar a solução da forma como desejam, sem ficar engessado a um modelo padrão.
“Com a adoção de uma API, é possível copiar e colar um código para as duas plataformas operarem integradas. A partir daí, cada cliente, projeto ou empresa pode configurar o Colaborativo de acordo com as demandas estabelecidas em seus Planos de Execução BIM (PEB), conduzindo os processos com total liberdade e autonomia”, explica o sócio-diretor do Construtivo, Marcus Granadeiro.
A integração nativa do Newforma Konekt com o Colaborativo simplifica a colaboração em projetos ao sincronizar dados essenciais de construção e BIM entre as duas plataformas. Arquivos IFC (Industry Foundation Classes), PDFs (Portable Document Format) e Issues são sincronizados de forma contínua, garantindo que todas as partes interessadas tenham acesso a informações atualizadas, independentemente da plataforma que utilizem. Essa conectividade permite que alterações realizadas em um sistema sejam automaticamente refletidas no outro, o que elimina silos de dados e reduz o risco de falhas de comunicação.
Para a Newforma Konekt, essa integração eleva os níveis de coordenação e transparência nos projetos, permitindo que as equipes trabalhem de maneira mais eficiente ao longo de todo o ciclo de vida do projeto, sendo a escolha ideal para empresas que desejam otimizar fluxos de trabalho e manter práticas consistentes de gestão de dados.
Reconhecimento internacional
A homologação não apenas amplia as capacidades técnicas da solução, como também eleva o Construtivo no mercado global, já que o Colaborativo, amplamente utilizado em projetos de relevância no Brasil, conquistou um novo patamar de visibilidade e competitividade internacional.
“A inclusão do Colaborativo no portfólio de integrações disponíveis no site do Newforma Konekt reforça sua aderência aos padrões globais de interoperabilidade, como o conceito Open BIM, essencial para projetos que demandam conectividade entre diferentes ferramentas, solidificando nossa posição no mercado internacional de tecnologia aplicada à engenharia”, comenta Granadeiro.
Newforma Konekt e Colaborativo apoiam projetos de referência no Brasil
As duas plataformas já foram utilizadas com sucesso em projetos como a reconstrução do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e o projeto realizado pela Oliveira Cotta Arquitetura na Estação Santo Amaro do Metrô, em São Paulo.
No Museu Nacional, o Newforma Konekt permitiu acessar o modelo virtual 3D para fazer as análises e as compatibilizações das diversas disciplinas existentes. Sem o Newforma Konekt seria necessário fazer desenhos e sobrepô-los no computador para verificação de incompatibilidades e conflitos, o que aumentaria o tempo na comunicação e na interação entre os envolvidos, ampliando os riscos e, consequentemente, o custo do projeto.
Com a discussão ocorrendo no Newforma Konekt, o processo administrativo e contratual foi gerenciado pelo Colaborativo, que realizou a gestão de, no mínimo, sete mil arquivos simultaneamente, entre desenhos 2D, projetos, aprovações dos modelos e documentos em geral. Ou seja, todos os entregáveis foram processados e aprovados no Colaborativo.
Já no projeto de requalificação da Estação Santo Amaro do Metrô, voltado à melhoria no trânsito e na segurança dos usuários, os modelos estruturais, arquitetônicos, hidráulicos e elétricos foram compartilhados pelos projetistas no Newforma, que se tornou um ambiente comum de dados, dando condições para que, em apenas um clique, os projetistas conseguissem compartilhar seus projetos.