Setembro de 2018 – Reconhecida por seu amplo portfólio de tecnologias que apoiam o desenvolvimento de projetos de engenharia em BIM (Building Information Modeling), o Construtivo amplia sua frente de atuação neste universo firmando uma aliança com o The BIM Team, iniciativa que visa complementar sua oferta no mercado.
A bagagem da nova parceira traz referências como o mais conhecido caso de implementação do conceito de BIM no Brasil com a Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, além de experiências internacionais, como os projetos desenvolvidos em estádios no Qatar, no Oriente Médio.
O diferencial da aliança é a união das experiências para potencializar a adoção do conceito BIM no País. Enquanto o Construtivo entrega as tecnologias, o The BIM Team fornece a consultoria. “Não adianta investir em ferramentas se não souber utilizá-las em sua totalidade. Por isso, a consultoria é necessária para apoiar o uso dos softwares”, explica Carlos Cabral, CEO do The BIM Team.
A proposta de uma solução completa de BIM pelas empresas visa mudar a forma de entregar os projetos atuais, que ainda são desenvolvidos no processo tradicional, em 2D. A desvantagem deste método de construção é que as plantas das disciplinas desenvolvidas pelos projetistas não são integradas, levando a erros que só serão vistos e solucionados no decorrer do andamento das obras, gerando atrasos nas entregas e custos extras às obras.
O conceito BIM, em contrapartida, utiliza softwares tridimensionais que constroem digitalmente os projetos, antecipando problemas como, por exemplo, uma tubulação que vai bater em uma viga ou a forma como um aparelho será instalado. “A identificação prévia de possíveis conflitos oferece maior previsibilidade de obra e economia de recursos”, ressalta Cabral.
“Com a melhor coordenação do projeto pode-se direcionar mais esforços no planejamento e minimizar problemas na obra. Nossa missão é apoiar as empresas para essa migração de mudança de mentalidade. O The BIM Team orienta na criação do modelo digital em BIM e o Construtivo apoia na automatização das informações do processo. A parceria entrega uma solução completa e que vai ao encontro da Estratégia Nacional para Disseminação do BIM, lançada neste ano pelo governo federal”, finaliza Granadeiro.