A falta de insumos na construção civil é um problema que se arrasta desde o começo da pandemia. E isso acarretou, inclusive, o aumento do preço dos materiais ao longo do tempo, por conta da alta demanda e pouca oferta. No entanto, mesmo assim, esse segmento continua crescendo com a retomada de suas atividades.
Com base nisso, é muito importante que haja um manejo efetivo desses materiais, a fim de garantir que o projeto seja feito de modo adequado – sem ultrapassar os limites financeiros determinados em uma obra.
Dessa forma, o Construtivo preparou este conteúdo para que você saiba exatamente como lidar com a falta de insumos na construção civil. Continue lendo e entenda!
Importância do controle de insumos na construção civil
Quando se vê um canteiro de obras, é fácil perceber que o desperdício de insumos é algo recorrente e desnecessário em um processo de construção.
Essas perdas são, normalmente, resultados de uma gestão ineficiente de recursos e armazenamento inadequado de materiais. Ressaltamos que isso acontece tanto em obras de grande porte quanto naquelas pequenas reformas.
Há uma cultura de desperdício bastante enraizada na construção civil. fato disso é que é normal realizar orçamentos de obras sempre recomendando uma folga no quesito de materiais.
Isso pelo fato de que, sem essa margem de desperdício, pode ser preciso solicitar novos materiais a qualquer momento, o que pode ocasionar atrasos e inflacionamento dos custos da obra.
Sendo assim, é importante contar com uma gestão e controle de insumos na construção civil, e o planejamento é fundamental para isso.
Falta de insumos na construção civil: cenário atual
A falta de insumos na construção civil é um reflexo direto do distanciamento ocasionado durante a pandemia. Isso porque, com a necessidade de isolamento, as atividades do mercado pararam por um tempo.
Levando isso em consideração, ocorreram muitos atrasos na entrega de projetos, o que fez com que o índice da construção civil caísse no início da pandemia para 2,4%, de acordo com a Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC).
Assim, a paralização dos trabalhos fez com que os insumos também sofressem quedas em sua produção. Inclusive, com a retomada do setor aos poucos, não existia um volume suficiente de materiais para a distribuição, o que provocou um aumento de preços – notadamente por causa da alta demanda e pouca oferta.
Ainda de acordo com a CBIC, os insumos que tiveram maior aumento de preço foram: condutores elétricos (3,78%), tijolo/telha cerâmica (2,57%), tubos e conexões de ferro e aço (11,56%), tubos e conexões de PVC (7,39%) e arames de aço ao carbono (21,34%).
Crescimento das atividades na construção civil
Mesmo com a falta de insumos e custos elevados sendo grandes preocupações por parte dos empresários e construtoras, o cenário da construção civil está se desenvolvendo novamente.
O PIB do segundo semestre de 2021 nesse segmento teve um crescimento de 2,7% quando comparado ao primeiro semestre do mesmo ano, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).
Desse modo, podemos perceber que os principais motivos do crescimento econômico se baseiam em:
- Expressivo incremento do crédito imobiliário;
- Desempenho satisfatório do mercado imobiliário;
- Criação de novos postos de trabalho.
Prejuízos nos negócios decorrentes da falta de insumos
Mesmo com o desenvolvimento da construção civil, a falta de insumos é capaz de provocar prejuízos. Isso pelo fato de que a escassez gera atrasos no resultado final de uma obra, o que ocasiona até a sua paralização.
Ademais, isso pode ampliar o custo de materiais e, por conseguinte, aumentar o preço das obras para o consumidor final. Essa perspectiva pode resultar em uma queda do desempenho da construção civil de modo geral.
Esse cenário é uma fase em que cada um dos pontos elencados possui grande impacto no setor. Assim, a falta de insumos na construção civil reduz, como resultado, a lucratividade de quem atua no setor.
Como Reduzir esses prejuízos
Com o cenário econômico atual ainda em recuperação, existem algumas ações que podem auxiliar na minimização desses prejuízos. Confira a seguir.
Invista em planejamento de obra
Investir em um bom planejamento é fundamental, uma vez que essa estratégia visa facilitar o enfretamento de problemas provocados pela falta de insumos na construção civil.
Com uma análise eficiente do custo de mão de obra, de capacitação, de equipamentos e de insumos, você é capaz de escolher em qual poderá diminuir o investimento ou não.
Com isso, é possível priorizar o que é extremamente necessário, a fim de promover o equilíbrio financeiro da sua obra.
Realize negociações com fornecedores
Ter um contato com fornecedores pode ser a estratégia perfeita para dar continuidade em um negócio saudável. Em situações de crise pela falta de insumos, com o seu contato, é possível conseguir uma negociação favorável que seja capaz de beneficiar a sua obra.
E essa negociação, inclusive, pode aumentar sua vantagem competitiva no mercado, uma vez que terá o diferencial de ser um dos únicos que manterá prazos de entrega e padrão alto de qualidade na sua construção.
Conte com a tecnologia na construção civil
É fato que a tecnologia é um fator decisivo nos dias de hoje. E por isso você deve investir em produtos e serviços que estejam alinhados à transformação digital.
O Colaborativo do Construtivo é um deles. Trata-se de uma plataforma de colaboração que visa gerir documentos, processos e informações.
Essa solução atua no modelo de nuvem (SaaS) e utiliza tecnologia proprietária do Construtivo para automatizar a gestão documental nos processos de coordenação de um projeto.
Além disso, o Colaborativo viabiliza o gerenciamento de obras e gestão de ativos. Você terá com essa solução a automatização de atividades burocráticas e repetitivas, que englobam verificações de conformidade e notificações e compilações de dados para relatórios.
Enfim, essa digitalização permite que sua construtora ganhe eficiência e produtividade, o que são fundamentais nesse cenário de falta de insumos na construção civil.
Deu para entender um pouco mais do cenário atual da construção civil, não é mesmo? A falta de insumos pode causar grandes problemas, mas é fato que alguns pontos podem amenizar essa situação, como contar com o apoio da tecnologia.
Gostou do conteúdo? Conheça mais o Colaborativo do Construtivo e saiba como ele pode ajudar a sua empresa!