Taesa gerencia construção de linhas de transmissão de energia renovável com Colaborativo

Taesa é uma das maiores empresas brasileiras de transmissão de energia elétrica. Suas ações majoritariamente pertencem a CEMIG e a segunda maior acionista é a empresa Interconexion Eléctrica, com base em Bogotá, Colômbia. A empresa opera cerca de 13.579 mil quilômetros de linhas de transmissão em 17 estados e no Distrito Federal.
“A ferramenta se tornou primordial para nosso negócio, pois não há como fazer o gerenciamento de projetos de engenharia sem o suporte em tempo real proporcionado pelo Colaborativo, cujo maior benefício é dar visibilidade do avanço do projeto e não deixar a obra atrasar”.
– Amanda Guimarães, gestora de documentação técnica da Janaúba
Para apoiar o gerenciamento da construção de 600 quilômetros de linhas de transmissão e três subestações de energia, a Taesa (Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A), um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil, precisava de um software na nuvem que atendesse a demanda dos trâmites de documentação entre os envolvidos.
Ter uma ferramenta de colaboração em nuvem se tornou primordial para a nova atividade da Taesa, pois não havia a possibilidade de fazer o gerenciamento de projetos de engenharia sem o suporte em tempo real.
A ferramenta escolhida foi o Colaborativo, que é fornecida em nuvem pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção.
A solução irá apoiar na unificação de dados, consolidação das informações sobre os projetos de engenharia e promover visibilidade de toda a cadeia de fornecedores.
O maior benefício do uso do Colaborativo é dar visibilidade do avanço dos projetos e não deixar a obra atrasar.
O projeto de construção do empreendimento de energia elétrica, denominado Janaúba e localizado entre os estados de Minas Gerais e Bahia, movimentará cerca de cem mil arquivos pela plataforma Colaborativo até 2022, prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a energização da linha.
Além de contribuir para a expansão do negócio da Taesa, o Colaborativo fornece segurança, unicidade e visibilidade ao empreendimento, o que impacta diretamente no novo ciclo econômico de desenvolvimento nas regiões, promovendo renda e empregos, bem como corroborando para o meio ambiente.
Relacionados