Ferramenta de colaboração na nuvem realiza a gestão do trâmite de informações dos projetos de engenharia e manutenção de equipamentos.
Rumo adota Colaborativo para gerir documentação de novas obras
“O Colaborativo, além fornecer segurança na gestão do trâmite das informações e processos das empresas, garante um diferencial de mercado para a agilidade do andamento do projeto através da otimização da troca de informações entre os profissionais envolvidos em cada um de nossos empreendimentos”.
Arthur Galbis Neto, Gestor de Projetos da Rumo
A Rumo, operadora logística multimodal pertencente à Cosan, precisava de uma solução de colaboração em nuvem para agilizar, otimizar e garantir a qualidade nos processos de desenvolvimento de seus projetos de engenharia, que engloba obras e manutenção de equipamentos.
Era necessário um sistema que gerenciasse documentos e processos de forma simples, porém garantindo informações confiáveis para sua manutenção.
O Colaborativo, solução de colaboração em nuvem do Construtivo, foi a tecnologia escolhida pela Rumo para apoiá-la na correta organização e gestão de todas as informações que envolvem a aprovação e o desenvolvimento de seus projetos.
O processo de coordenação de projeto foi automatizado e gerido através da tecnologia de workflow. Isso permitiu que as informações passassem a ser plenamente rastreáveis em função do uso dos fóruns de discussão.
Quando finalizado o empreendimento, a documentação do projeto é atualizada e passada para o departamento de manutenção, que passa a ter uma base de dados de qualidade para futuras melhorias e mudanças.
A ferramenta resolveu o problema de histórico de documentação da Rumo, assim como padronizou a forma de entrega dos registros, facilitando o controle e a condução dos projetos que ocorrem simultaneamente, maior produtividade e redução de riscos.
Uma vez armazenadas no Data Center do Construtivo, todas as informações podem ser visualizadas em qualquer hora e local, garantindo disponibilidade à Rumo, sem contar a integridade dos dados e a criação dos níveis de acesso apenas aos responsáveis envolvidos, o que garante que nenhuma informação ficará parada, pois o sistema opera com alertas, proporcionando produtividade à empresa.
Em 2015, resultante da fusão entre Rumo Logística e América Latina Logística, nasce a Rumo ALL com 12,9 mil quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no porto de Santos, 966 locomotivas, 28 mil vagões e 11,7 mil funcionários diretos e indiretos. Nesse período inicial de integração, a empresa vem operando com foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional.