Construtivo

Newsletter Edição 12/2020

Newsletter Edição 12/2020

Notícias
Lyon Engenharia inova a gestão e a fiscalização de obras com soluções do Construtivo

Com o objetivo de padronizar sua metodologia de gerenciamento e fiscalização de obras, a Lyon Engenharia, que atende clientes como Vale, Gerdau, Votorantim, Alcoa e VLI, adotou a nossa solução de gestão de documentos na nuvem, denominada Colaborativo, junto ao aplicativo móvel de Diário de Obra.

Considerando que os principais atributos de sua prestação de serviço da Lyon envolve o acompanhamento da execução, que está diretamente relacionado ao prazo das obras, e o controle da qualidade dos materiais aplicados, seu desafio era criar um processo mais dinâmico para que as informações fossem disponibilizadas de forma transparente, em tempo real e sem falhas ou duplicidade.

Como resultado, as soluções de gestão controlam, de forma integrada, as atividades das obras que a Lyon acompanha, o que significa, em média, 60 projetos ocorrendo simultaneamente.

“O volume de informações e de envolvidos numa obra é muito grande e, para atender a especificidade de cada projeto, vimos no Colaborativo o diferencial de um sistema que pode ser adaptado de acordo com as nossas necessidades específicas. Definimos os parâmetros como queremos e o Construtivo nos entrega o sistema customizado. Ganhamos automatização, agilidade e velocidade na tomada de decisão”, explica Guilherme Turazzi Eid, gerente de contratos e suprimentos da Lyon.

O Colaborativo permite que tanto o cliente como o executor da obra possam acessar a ferramenta disponibilizada pela Lyon em tempo real para checar o andamento das atividades, das pendências ou simplesmente verificar os documentos relacionados ao serviço prestado. Já o Diário de Obra agiliza os apontamentos feitos durante a fiscalização, que são inseridos no sistema por meio de um aplicativo acessado pelo celular ou tablet, o que dispensa a necessidade de envio posterior dos dados, de digitalização e de reporte ao cliente por e-mail.

RDO com registro fotográfico e GPS

O volume de informações e de envolvidos numa obra é muito grande e, para atender as especificidades e cronogramas dos projetos, é necessário ter um diário de obras que funcione em tempo real.

Nos dias de hoje não cabe mais utilizar formulários em papel para realizar o checklist e a inspeção do andamento dos projetos, pois se trata de um processo moroso e ultrapassado, que não agrega valor à fiscalização das obras.

O nosso Diário de Obras (RDO) disponível no aplicativo Colaborativo Mobile, que pode ser acessado pelo celular ou tablet, dispensa a necessidade de envio posterior dos dados, de digitalização e de reporte ao cliente por e-mail.

Toda a coleta de dados, disponibilizada por meio de formulários e checklists suportados por um workflow, é feita em tempo real, além de possuir um recurso para registro de fotos que funciona integrado com GPS.

A possibilidade de fotografar permite aumentar a qualidade e a segurança da informação e associá-la a um fluxo de trabalho para tratamento dos dados e tomada de ações dentro dos contratos.

Sem dúvida, o registro fotográfico com GPS é um método mais alinhado à Transformação Digital e às condições imprescindíveis de agilidade, produtividade e conformidade, que são tão requisitadas atualmente nos processos de negócio.

Agenda

11/12

Webinar: Quer garantir que seu planejamento de requisitos seja executado na íntegra, sem correr o risco de ter surpresas no final do projeto?
Neste webinar vamos abordar como a fase de planejamento de requisitos no projeto obtém vantagens quando se utiliza uma solução como o DRofus, que garante o atendimento das demandas solicitadas pelos clientes e usuários. Ao adotar um processo de gerenciamento é possível aplicar todas as lógicas de responsabilidade, personalização e fluxo de trabalho para que a entrega seja exatamente como foi solicitada.

Dica do Fabiano

O Colaborativo conta com o recurso que permite a visualização de documentos DWG diretamente no browser, dispensando a necessidade de ter instalado o Autocad ou um visualizador no computador.

Para utilizar esse recurso, o usuário deve acessar o item e clicar sobre o ícone “Visualizar Arquivo”.

Além de visualizar o documento, o usuário pode fazer marcações e salvá-las para que sejam consultadas por outros usuários.

O visualizador online possui alguns recursos básicos para auxiliar nas marcações, tais como cores de linha, caixa de texto e polilinhas, que podem facilitar na identificação da marcação.
Estes recursos podem ser acessados na barra de ferramentas que fica à esquerda do visualizador.

As anotações são salvas no próprio visualizar através do ícone “Salvar”.
É importante destacar que nenhuma alteração é feita no documento original, ou seja, as anotações ficam salvas somente no visualizador.

As anotações são salvas no próprio visualizar através do ícone “Salvar”.
É importante destacar que nenhuma alteração é feita no documento original, ou seja, as anotações ficam salvas somente no visualizador.


Artigo
O gerenciamento de requisitos de desempenho com a utilização do BIM

por Paola Nicolai*

Dentre as áreas da construção civil, o atendimento aos requisitos do projeto é um dos aspectos mais críticos de todo o desenvolvimento do empreendimento, pois é a principal fonte de informações para o seu avanço. Essas exigências podem ser específicas ao projeto, mas ganham destaque aquelas advindas de normas técnicas, que se propõem a atender às necessidades dos usuários e agregar qualidade na construção, como os critérios de desempenho de uma edificação.

É inegável que a Modelagem da Construção da Informação (BIM) está alterando o modo como enxergamos os edifícios, sendo um dos mais promissores desenvolvimentos para a indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Assim, uma vez que a premissa é garantir, da melhor maneira possível, o atendimento aos critérios de desempenho, os profissionais do setor passam a ter maior munição para cumprir a tarefa com os processos e ferramentas BIM, cujos benefícios facilitam uma visão mais sistêmica do empreendimento, fomentam a colaboração e comunicação com diferentes pessoas, além de melhorar a verificação de projetos para este fim.

Uma das grandes oportunidades que surgem neste contexto é a utilização de um Ambiente Comum de Dados, conhecido como CDE, que é capaz de centralizar e gerenciar todas as informações e requisitos do projeto, garantindo que o modelo siga todas as exigências necessárias. Dentre as opções disponíveis no mercado, o dRofus é uma solução que se encaixa perfeitamente para este caso, pois lida diretamente com a informação e com o dado, conversando diretamente com o modelo.
Além disso, a utilização do dRofus pode poupar muito tempo na posterior verificação da qualidade dos projetos, normalmente feita de maneira manual e mais propensas a erros. Mesmo não sendo um verificador de regras automático, o dRofus ainda sim confere maior automatização para este processo, garantindo maior controle no atendimento aos requisitos de desempenho, graças as suas fichas de dados e à capacidade de gerenciar famílias.As tecnologias do BIM já estão aí, disponíveis. A grande questão é realmente se apropriar delas em prol das nossas necessidades.

*Paola Nicolai é gerente de produtos do Construtivo, empresa de tecnologia com DNA de engenharia