Construtivo

logo

Saiba tudo sobre o conceito de nuvem de pontos!

Saiba tudo sobre o conceito de nuvem de pontos!

Quando falamos em transformação digital na construção civil, um conceito que sempre vem à tona é a nuvem de pontos. Você já ouviu falar nela?

Esse recurso tecnológico recria áreas e estruturas e facilita o trabalho de engenheiros e arquitetos. Por conta disso, a nuvem de pontos está se tornando uma importante ferramenta para garantir a precisão e a qualidade na área da construção civil, principalmente no que se refere à topografia.

Quer saber mais sobre esse conceito, como ele funciona e quais são as suas vantagens?

Então, é só seguir com a leitura!

O que é nuvem de pontos?

Podemos definir a nuvem de pontos como um processo que recria objetos e estruturas referenciadas por meio de um grande conglomerado de pontos.

Tais pontos, cabe ressaltar, são obtidos por meio da captura de lasers com scanner 3D. De tal forma, quando eles são anexados a um software de metodologia BIM, por exemplo, é possível utilizá-los como base para desenhos ou modelos tridimensionais.

Se ainda não ficou tão claro para você, caro leitor, vamos explicar a função desse recurso a seguir.

Acompanhe!

Para que serve a nuvem de pontos?

Entre as principais aplicações da nuvem de pontos estão atividades como:

  • levantamentos topográficos das regiões;
  • mapeamentos geológicos;
  • captação de estruturas para registro de patrimônio histórico;
  • monitoramento de estruturas para analisar desgastes;
  • mapeamento de execuções de instalações em edifícios.

Como você pode perceber, essa tecnologia pode ser utilizada em diversas situações na rotina do profissional da construção civil, o que a torna muito vantajosa para engenheiros e arquitetos, principalmente para aqueles que já utilizam soluções BIM.

Mas, afinal, como fazer tirar essa proposta do papel e aplicá-la na prática?

Essa resposta você encontra no tópico a seguir.

Confira!

Como obter uma nuvem de pontos?

Uma das principais maneiras de aplicar a transformação digital na construção civil, a nuvem de pontos pode ser feita de dois jeitos. A primeira delas utilizando um scanner estático para fazer os mapeamentos, como o Leica BLK 360.

A outra possibilidade é o uso de um scanner móvel, como o Leica BLK2GO. Vale ressaltar que utilizando esse modelo de equipamento você consegue aferir mais precisão e agilidade ao processo de formação da nuvem.

Portanto, apesar de ser um pouco mais caro, o uso do scanner móvel acaba compensando em alguns casos por conta do seu custo-benefício.

Também é importante saber que os dois scanners utilizam o mesmo software para o pós-processamento. Dessa forma é possível até mesmo utilizá-los para mapear pontos e juntar as informações no sistema e assim obter uma única nuvem de pontos.

Com isso, você terá inúmeros benefícios, como os que veremos a seguir.

Quais são as principais vantagens de uma nuvem de pontos?

A principal delas é a melhora de qualidade dos projetos de construção civil. Essa maior eficiência do projeto se dá por conta de itens como:

Precisão nos projetos

A partir da nuvem de pontos, é possível fazer modelos digitais dos projetos baseados em estruturas reais.

Ou seja, será possível visualizar os dados com maior precisão, evitando desvios e erros nas obras e suas fases.

Facilidade de interpretação dos projetos

Com os modelos digitais criados com o auxílio de uma nuvem de pontos, os profissionais envolvidos na obra -engenheiros, arquitetos, mestres de obras e operários- poderão interpretar os projetos mais facilmente.

É importante lembrar que a nuvem de pontos pode ser utilizada até mesmo em projetos que já estão em andamento, mas que ainda não têm um modelo integrado a metodologia BIM.

Dessa forma, os profissionais não terão apenas as plantas baixas ou em 2D para basearem a execução de seus projetos.

Redução do retrabalho

Entre as vantagens da nuvem de pontos também está a redução de retrabalho. Afinal, como menos erros serão cometidos, os profissionais perderão menos tempo refazendo atividades.

Além de proporcionar economia financeira à construtora, também possibilita que os projetos sejam entregues mais rapidamente aos clientes.

Ou seja, os contratantes perceberão valor na empresa, que melhorará a sua reputação e imagem. Os ganhos seguem em uma escala constante em que todos são beneficiados.

Aumento da produtividade no campo de obras

Graças à nuvem de pontos, todos os profissionais envolvidos com o campo de obras poderão ser mais produtivos, já que os processos serão otimizados.

Para as empresas de construção isso é ótimo, já que os profissionais conseguirão finalizar os projetos mais rapidamente e logo estarão aptos para assumirem outras atividades.

Acompanhamento da obra

Nem sempre o que foi projetado pelos arquitetos e engenheiros é reproduzido fielmente na obra. Você deve saber isso melhor do que ninguém, não é mesmo?

Assim como também deve saber que tais desvios podem causar grandes problemas, como atrasos no cronograma, desperdício de materiais, aumento de horas extras dos operários, entre outros.

Com a nuvem de pontos integrada ao BIM, os gestores poderão acompanhar em tempo real o que está sendo feito na obra e comparar com o projeto inicial.

Portanto, se algo não estiver saindo conforme o planejado, será possível intervir antes que o desvio se agrave e se torne um problema maior ainda.

Facilidade de exportação para softwares com BIM

O BIM é uma metodologia que contém um conjunto de processos que visam, de forma colaborativa, a captura, criação e gestão de informações sobre uma obra. Utilizar um software com BIM é essencial para que as empresas de construção civil tenham mais qualidade e efetividade em seus projetos.

Nesse sentido, você precisa saber que a nuvem de pontos pode ser facilmente incorporada ao BIM. Assim é muito mais fácil administrar os projetos de forma proativa e eficiente!

Viu como a nuvem de pontos aliada ao BIM é uma estratégia muito interessante para a construção civil?

Então, não perca mais tempo e busque implementar esse modelo! O Construtivo está mais do que preparado para apoiar os seus clientes em sua jornada ao BIM.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre nossas soluções BIM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.