Construtivo

logo

Como montar uma estratégia de gestão da informação alinhada ao BIM?

Como montar uma estratégia de gestão da informação alinhada ao BIM?

Junho de 2022 – A implantação do BIM (Building Information Modeling) deve ser encarada como uma jornada que precisa ser apoiada por um planejamento e acompanhada estrategicamente para gerar frutos a longo prazo e não somente abordada como um projeto avulso.  Somente desta maneira será possível criar uma estratégia de gestão da informação eficaz. Este conceito é tão claro que a própria norma NBR ISO 19650 define graus de maturidade para esta jornada.

E um dos pontos que deixa a implantação do BIM complexa – bom frisar que não é possível resolvê-la em um só projeto- está relacionado justamente a esse processo de criação da estratégia de gestão da informação. E este é o foco da ISO 19650, que define um objetivo simples, mas extremamente complicado: entregar a informação exata no tempo certo para o tomador de decisão.

Para viabilizar essa estratégia de gestão da informação, todos os funcionários devem estar engajados e colaborando com o processo. Para tal, será preciso mudar a mentalidade do setor e promover: maior confiança, menos medo de errar e uma visão menos imediatista. Isso não será possível apenas com a adesão de um departamento ou apostando em um projeto piloto. É necessário que as esferas mais estratégicas da empresa trabalhem em conjunto e com uma visão de projeto alinhada.

Atualmente, a questão não é discutir sobre a implementação ou não dessa metodologia, mas sim como será a jornada do BIM na empresa. Uma implementação estratégica a longo prazo se mostra uma escolha certeira para todas as organizações, enquanto projetos mais simples feitos para “validar o conceito BIM” ou para atender determinado cliente ou contrato são considerados erros estratégicos graves.

Essas práticas se mostram ineficientes pois deixarão a jornada mais longa e custosa do que o necessário. Além disso, esse erro fará você perder uma ótima oportunidade de extrair uma obter vantagem competitiva com a metodologia BIM: a sonhada estratégia de gestão da informação.

E para realizar a jornada do BIM de forma eficiente, é preciso ser estratégico desde o princípio. Ao invés de comprar o primeiro software interessante que aparecer em sua frente e oferecer um treinamento básico de capacitação para sua equipe, foque na pergunta principal que deve ser respondida: “como entregar a informação necessária para as pessoas certas no tempo certo?”.

O tipo de tecnologia, as ferramentas que serão utilizadas e como gerar ou contratar o modelo que será utilizado são questões secundárias que serão resolvidas mais facilmente se a estratégia for bem definida e disseminada por toda a organização. Com esse processo bem alinhado, a prioridade será sanar as principais dores, dando margem e força para mais investimentos e assim criando um ciclo virtuoso.

Para entender um pouco mais sobre a metodologia e sua importância para a estratégia de gestão da informação, clique aqui e veja um pouco mais em nossa página sobre soluções BIM

 

* Marcus Granadeiro é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP, sócio-diretor do Construtivo, empresa de tecnologia com DNA de engenharia, membro do RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors (MRICS) e do ADN (Autodesk Development Network) e certificado em Transformação Digital pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.